Devocional



Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.

Salmos 8.5

DE GLÓRIA E DE HONRA. Este salmo expressa a elevada honra que Deus conferiu à raça humana. Afirma que nós, como seres humanos, fomos criados por Deus com um propósito glorioso; não somos meros animais, produto da evolução natural e do. Tão valiosos somos para Deus, que somos objeto especial do seu cuidado e graça (v. 4). Ele nos honrou ao escolher-nos para dominar sobre a sua criação. Porém a convicção da nossa posição favorecida não é motivo para nos gloriarmos, mas razão para darmos graças e glória ao Criador.

__________________________________________________________________


O meu escudo está com Deus, que salva os retos de coração.

Salmo 7.10

DEUS, QUE SALVA OS RETOS DE CORAÇÃO. O Espírito Santo ensina que os justos podem crer que Deus os liberta e ajuda em tempos de aflição. Podem clamar a Deus com base numa consciência limpa e no sincero empenho de manter a retidão de coração. 

(1) O crente pode mencionar sua integridade espiritual a Deus na oração: julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça (v. 8; cf. Jó 29.14). Tal declaração não é hipocrisia, se feita com coração sincero, purificado pelo amor de Deus mediante a fé (cf. 1 Jo 3.21; Tg 5.16). 

(2) Que coisa bem-aventurada é orar, com um coração contrito, rogando a ajuda divina! (Sl 6). Mas, melhor ainda é quando podemos orar a Deus com a consciência limpa e conscientes de que não cometemos injustiça contra ninguém e que procuramos sinceramente amar a Deus de todo o coração.

(3) Note o que declara o apóstolo Paulo: E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens (At 24.16; cf. 2 Co 1.12; 1 Tm 1.5,19; 2 Tm 1.3; 1 Pe 3.21). E Jesus afirma: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7).


______________________________________________________________________


Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei.
Salmos 5.3

OUVIRÁS A MINHA VOZ. Firmemente resoluto a buscar a Deus de todo o coração. Davi se dedica a três coisas.

(1) Confiante que Deus ouvirá a sua voz, persistirá na oração e não viverá sem ela (vv. 1,2; cf. Dt 4.29). 

(2) Orará a Deus pela manhã. Se mantivermos nossa vida voltada para Deus, orar de manhã será uma prática natural. Cada nova manhã nos conclama a uma renovada dedicação a Deus (55.16,17; 88.13; 119.147), à comunhão com Ele e a nos alimentarmos da sua Palavra (cf. 119.9-16). 

(3) O salmista vigiará esperançoso, pelas respostas à sua oração, e durante o dia inteiro procurará evidências de Deus em ação na sua vida.

_______________________________________________

Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Salmos 4.1

OUVE-ME. Este salmo revela a classe de pessoas que Deus ouvirá em tempos de aflição. Essas pessoas devem ter um relacionamento pessoal de confiança em Deus (vv. 5,8), um intenso anseio pela ajuda de Deus (vv. 1,3,6) e uma santa maneira de viver (vv. 3-5; ver a nota seguinte).

O SENHOR OUVIRÁ QUANDO EU CLAMAR A ELE. Para termos certeza de que Deus atenderá o nosso clamor por socorro, devemos esforçar-nos de coração para viver em santidade (cf. Pv 15.29; Jo 9.31; 15.7). Aqueles que fielmente se dedicam a Deus foram separados como seu valioso tesouro. Pertencendo a Deus, podemos a Ele apelar como nosso protetor e provedor (cf. Hb 10.22; 1Jo 3.21,22).

______________________________________________________________________


Mas tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça.
Salmos 3.3

TU, SENHOR, ÉS UM ESCUDO... A MINHA GLÓRIA. O crente que vive segundo a vontade de Deus, mas que se acha sob aflição e oposição, pode invocar a Deus na confiança de que Ele agirá em seu favor, segundo o seu divino propósito.

(1) Escudo refere-se à proteção divina (ver Gn 15.1, onde Deus é o escudo de Abraão; Dt 33.29, onde Ele é o escudo de Israel). 

(2) Deus é a glória do crente, no sentido de que a sua presença, comunhão e ajuda são o nosso maior bem.
     _______________________________________________

 "Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas”.

Salmos 2.2:3

POR QUE SE AMOTINAM AS NAÇÕES? Este salmo consiste de quatro cenas distintas. 

(1) O salmista começa com uma alusão aos povos e reis da terra em oposição ao Ungido de Deus (vv. 1-3; cf. At 4.25-27; ver a nota seguinte) um triste quadro da insolente rebeldia da raça humana contra Deus, sua lei, sua redenção, seu Messias e o ensino da sua revelação. Os autores do NT, da mesma maneira, mostram o mundo em oposição a Cristo, ao crente e à fé bíblica (Jo 15.19; Ef 6.12). 

(2) Deus responde zombando dos ridículos intentos do mundo para removê-lo do cenário (vv. 4-6). Tempos virão em que Ele suplantará a rebelião humana e estabelecerá o seu reino na terra (ver Rm 1.18; 1 Ts 5.1-11; 2 Ts 2.8; Ap 19.11-21). 

(3) Deus, o Pai, promete que enviará seu Filho amado (vv. 7-9), a suprema herança das nações (ver At 13.33; Hb 1.5; 5.5; cf. Mt 3.17; 17.5; 2 Pe 1.17), para aniquilar todos que se opõem ao seu governo. Esta promessa se cumprirá quando Cristo voltar à terra no fim dos tempos e destruir todos os inimigos de Deus (ver Ap 12.5; 19.15). Então todos os crentes fiéis compartilharão do seu reino sobre as nações (Ap 2.26,27). 

(4) Através do salmista, o Espírito Santo exorta a raça humana a ser sábia diante do Deus Todo-poderoso e a refugiar-se nEle, antes de chegar aquele terrível dia do julgamento divino (vv. 10-12; cf. Hb 3.7-19).



__________________________________________________________________________


Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Salmo 1.2


Os santos de Deus não somente evitam o mal, como também edificam a sua vida em torno das palavras do Senhor. Procuram obedecer à vontade de Deus porque seus corações realmente têm prazer nos caminhos e mandamentos do Senhor. A motivação dos atos dos salvos provém dos seus espíritos e emoções redimidos, conquistados pela verdade de Deus conforme a temos na sua Palavra.

Aqueles que procuram viver na bênção de Deus, meditam na sua lei a fim de moldarem seus pensamentos, atitudes e ações. Lêem as palavras das Escrituras, meditam nelas e as comparam com outros trechos bíblicos. 

Ao meditarem num texto bíblico, vêm às suas mentes perguntas como estas: O Espírito de Deus está aplicando este versículo à minha condição no momento? Há aqui uma promessa para eu buscar? Este texto revela um pecado específico que devo empenhar-me em evitar? Deus está dando-me uma ordem para eu obedecer? Meu espírito está em harmonia com o que o Espírito Santo está dizendo aqui? Este texto revela uma verdade a respeito de Deus, da salvação, do mundo, ou da minha obediência pessoal a Deus, a respeito da qual preciso receber a iluminação do Espírito Santo?



________________________________________________

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." Salmos 40:1

Pensamento: Deus corresponde à nossa entrega e confiança nele. Deus se agrada dos que esperam nele com fé, paciência e certeza de que Ele agirá de acordo com o que é melhor para nós e no tempo certo. Deus está presente em cada área, esfera e momento de nossa existência se identificando conosco e se inclinando para participar da vida conosco, ou melhor, para nos permitir participar da vida com Ele. Ele se inclinou para mim por amor, por graça e misericórdia.


Oração: Pai querido, o Senhor ouve a nossa oração, conhece nossos pensamentos, desejos e necessidades. Todos que vivemos nesse mundo passamos por momentos de tribulação, angústia, sofrimento, tentação, fracasso, problemas e etc. Mas eu espero no Senhor e minha confiança está em Ti. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


________________________________________________________________________

"Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" Mateus 16:25-26


Pensamento: Para Deus o sucesso de um homem não é medido por prosperidade econômica e financeira. Para Deus o sucesso de um homem é medido, sim, por uma alma que reflete o caráter de Cristo (Romanos 8:29), por uma alma que produza os frutos do Espirito (Efésios 1:13-14). Precisamos consagrar nossa vida a Deus, conhecer nosso propósito e praticar boas obras. Senão estaremos perdidos, sendo levados pelos ventos desta vida, de um lado para outro, sem nada para oferecer no dia do Juízo de Deus.


Oração: Senhor Deus, eu sei que minha vida vale mais que o mundo inteiro, pois nada adiantaria ganhar o mundo todo e perder a minha vida. Por isso agradeço o Senhor por ter me trazido a vida, me colocou neste mundo e estabeleceu um propósito para mim. Ajuda-me a conhecer a Sua vontade para minha vida, para que pratique essas obras, e não fique sendo levado de um lado para outro, envolvido com as coisas deste mundo que são passageiras. Quero acumular meu tesouro no Reino dos Céus que é eterno. Eu oro em nome de Jesus. Amém.




_______________________________________________________________


O CORAÇÃO DE DAVI

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere suas experiencias nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem vê: o Homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 16.7

A escolha de Davi para ser rei de Israel ilustra como Deus costuma desconsiderar práticas e tradições humanas para satisfazer aos seus propósitos. Pelos padrões humanos, Davi, como filho mas jovem de Jessé, parecia o menos improvável de ser considerado para uma posição de liderança. Entretanto, Deus viu o coração desse rapaz e soube que o povo precisava de um líder de espirito brando. Davi poderia ter se tornando um guerreiro, mas a suavidade era o traço de caráter que o definia.

Davi começou sua jornada de liderança debaixo, na hierarquia da época. Fazia o que lhe pediam com uma atitude exemplar. Enquanto seus próprios irmãos o desprezavam, Deus o exaltava.

A vida de Davi ilustra que a fidelidade nas pequenas coisas com frequência resulta em tarefas muito maiores e maior responsabilidade mas adiante. Davi amava o Senhor e viveu sua vida como um homem que age de acordo com coração de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário